Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2014

Ser "Libertário" no Séc.XXI

Há algo que os opositores do pós-modernismo dizem e que vem fazendo muito sentido pra mim. Quanto aos meus pressupostos particulares, estando influenciado por Hakim Bey e demais teóricos de uma "rebeldia múltipla e interpenetrada", eu era refratário frente a qualquer argumento essencialista da teoria revolucionária. Mas desta vez terei de comprar uma das críticas deles, pois ela não me parece essencialista, mas estratégica, qual seja: existe uma tendência generalizada entre pessoas "a esquerda" de se encaixarem no que os liberais atuais chamam, erroneamente (mas de modo interessante), de "marxismo cultural". Em outras palavras, e traduzindo os próprios liberais, estas pessoas abandonaram o projeto e engajamento revolucionário (qualquer que seja) em nome de fragmentos do que seria um projeto revolucionário. Não falam de ruptura da ordem vigente, muito menos de anti-capitalismo, mas preferem falar de - e pautam a totalidade de suas lutas em - feminismo, ant…

Maconha: Abordagem Comportamental x Orgânica.

*Alegando desde já meu humilde e inicial conhecimento acadêmico nesta area, gostaria de fazer uma contribuição no debate que vem crescendo desde 2012. Conhecimentos aprofundados sobre o assunto constam em artigos de diversas revistas neurocientíficas das quais não estou citando inicialmente, mas pretendo adicioná-las futuramente. A motivação do texto a seguir deriva da polêmica revista Scientific American Brasil deste mês de Setembro de 2014, na qual, já na capa, consta a afirmação de demência precoce no uso da maconha. Tudo, ao que parece, se trata de uma resposta às pesquisas lideradas por Carl Hart.
Vamos lá:
Desde que os estudos de Carl Hart se tornaram famosos, uma determinada "militância" da vertente behaviorista das investigações neurocientíficas, isto é, a neurociência comportamental (que evitam investigar as instâncias cognitivas em seu processos orgânicos) voltaram a atuar com força, sobretudo em se tratando do consumo da maconha. Esta vertente defende que não se p…