Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2009

Rebanhos do Espetáculo

Em meus dias de bebedeiras, boemia e ressaca insurge algo, que eu gostaria de chamar de angústia, mas talvez não seja realmente isso. O que de fato ocorre é que depois de tantas loucuras o dia seguinte é coberto de um vazio apaixonante, como uma catarse. Não chega a ser tão dramático como parece, é apenas estranho. Nessas horas, questiono meu vício pelo álcool se realmente vale a pena como, também, questiono o absurdo da vida. Questões que em vão ficam espalhadas por aí no meu inconsciente e que, às vezes, em uma hora inesperada, aproveita para me atormentar. Este é um segundo mundo, um mundo abstrato, em que o que antes me deixava irritado e de saco cheio, passa a ser frio, sem sentido, distante. Esta é a hora privilegiada para pensar grande, transcender o que temos apenas como representação.

Propagandas, ideologias, culturas feitas em laboratórios, missas de domingo, consumo, burocracia, status social, emprego, carreira profissional, moda, necessidade de atenção, economia, fronteiras…

Sobre uma nova proposta...

O Guará Underground, no dia 19 de dezembro, completou um ano de existência. Foram muitos os episódios que marcaram a memória do coletivo. Lembrar de cada um deles agora talvez não seja a questão. Todavia, o que de fato precisamos lembrar é que o GUG, depois de todas as vitórias e derrotas que se passaram, pode constituir, agora, uma família. Não estamos falando daquela família arcaica da qual fomos criados em que a mulher é um servo e a hierarquia é sagrada. A família que o GUG agora representa é formada por parceiros e companheiros diretos, sem cláusulas e líderes. Uma família autêntica, nascida da necessidade de união, para realizar o verdadeiro underground.

Dizer o que o GUG pretende como objetivo é uma tarefa um tanto subjetiva. Preferimos dizer que temos um subjetivo como meta, nem obscuro nem claro, mas espontâneo. Sabemos, até agora, que a realidade que nos coage é fria, cruel. Esta angústia que pode estar presente em um ou outros é uma forte arma contra nossos "subinimigos…