Falsificando o Relacionamento


Os seres humanos contemporâneos, como também de algumas outras épocas, erram moralmente a todo o momento, algumas vezes consciente e outras inconscientemente. Apesar disto, está sempre pronto para se perdoar – caso não se mataria. Todavia, estranhamente, pode não estar preparado para perdoar seu semelhante à ponto de - em um contrato de relacionamento, amoroso ou não - amar mais o contrato que o amado. Isto é, ser mais fiel ao contrato que ao próprio amado. Disto, nasce uma das piores contradições e hipocrisias do mundo: a de fazer no papel o amor que deveria ser feito sem cláusulas e verdades absolutas.

Se, ainda, por algum acaso, um erro muito mais grave - como a infidelidade de espírito - ocorresse, este seria perdoado por não estar no presente contrato. É a partir desta lógica que podemos acreditar que pessoas não se amam mas, sim, amam simultaneamente e individualmente um contrato que em nada reflete o verdadeiro amor.

Apesar de tudo, não faltam pessoas para dizerem que amam alguém quando, na verdade, não amam ninguém, mas amam leis de relacionamento estabelecidas por terceiros na história que em suas representações se tornam um objeto elegante de status social.

"Por fim as pessoas não amam o desejado, mas o desejo." - Friedrich Nietzsche

- Benny

Comentários

Unknown disse…
Benny, meu caro Benny.
Gosto muita da forma que escreve..
E o que escreveu sobre o amor eu concordo plenamente..
E acrescento mais: Hoje em dias as pessoas amam tanto de forma superfula, falam tanto Eu te amo sem sentir realmente, que quando alguém está sendo verdadeiro com agente, custa acreditarmos.
Angel disse…
Cinthia, existe dois lados da moeda. Para defender um lado é necessário conhecer o outro.
Não digo que é um erro o que ele escreveu, só digo que é um tanto defensivo demais. A questão, acredito eu, não é amar mais um acordo imposto pela sociedade, do que a própria pessoa...e sim voltar a confiar nela.
Benny, vc sabe persuadir bem. Já te disse isso.
Female Ground disse…
Essa frase traduz tudo: "amam simultaneamente e individualmente um contrato que em nada reflete o verdadeiro amor."
Muito verdade.
- Benny. disse…
Verdade, também acho que este trecho sintetiza o argumento.

Esse texto foi meio "vomitado", possivelmente com algumas inconsistências vulgares... Prometo redigir um com mais plausibilidade!
yuRi Gregório disse…
Benny Boy, disse tudo e mais um pouco! Não tenho muito oq comentar pq já está tudo no seu texto, a não ser concordar com vc.

Te parabenizo com louvores.

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso Público e Privado da Razão

O que é Pampsiquismo?

A teoria do duplo-aspecto de Thomas Nagel