O Refúgio


Certa vez, em uma conversa desnecessária, apontaram-me, julgando como fraqueza, meu uso do álcool. Como sempre mais um julgamento vazio e de única intenção: deturpar quem sou. Pode-se até dizer que é feio, às vezes inconveniente. Contudo, o que não aceitarei em todo caso é aplicar sentido de imoralidade. Tomo a liberdade e certeza absoluta de dizer que tal refúgio - se é que podemos chamá-lo como tal - não é sinal algum de um tipo de inferioridade de espírito; o seria salvo os casos de devoção frequente e destrutiva para com a droga.

Já faz algum tempo que pessoas se afastaram de mim por conta dela. Seja porque perco a feição de homem civilizado, seja porque passo vergonha para outros. Todavia, o fato de às vezes o álcool ser usado para a socialização de um meio acontece - no que tange se assemelhar aos do grupo. Em meu caso, não há como ser menos arrogante: será para suportar a tagarelice vã e negar por algumas horas meu desprezo pelos incapazes de autenticidade e cérebro. Percebendo isto, bebo para me forçar a ter uma vida social possivelmente válida, para ter companhia, mesmo quando em minha infeliz lucidez não poderia aguentar tais pessoas.

Falsidade? Sim, mas quem seria desprovido totalmente de falsidades? Acredito que ninguém poderia esperar que um jovem de vinte anos se isolasse totalmente em um cafofo de estudo e contemplação da verdade, isto seria negar a existência dos desejos instintivos humanos. Se bebo, o faço para aliviar o sofrimento do existir, o faço para ter companhia. É relevante tomar o fato de que a grande maioria das pessoas que não bebem, não fumam e gostam - sentem prazer - de deturpar e criticar aqueles que o fazem, costumam serem dotadas de enorme beleza. São justamente aquelas que estão embebedadas de companhias e da sensação de serem desejadas.

Se formos falar que o uso do álcool é um refúgio, fico mais entusiasmado. Pois se embriagar é justamente isto, e não poderia ser nada além que um refúgio. Haverá pessoas para dizerem que a droga é o pior refúgio. Eu digo que não: antes um refúgio literalmente substancial que a submissão do Eu. Ora, antes um refúgio deste caráter que a decadência de espírito. Como poderia eu, subverter tudo o que sou e que criei para mim para me submeter as qualidades depreciativas dos incapazes de cérebro? Se o bebo, o faço para me tornar por algum momento incapaz como os incapazes e, assim, posso fingir tendo sensações e breves alegrias como se fosse tal. Portanto, não posso deixar de ser quem sou por definitivo e eis aí a utilidade do álcool. Mereço, mais que muitos, ter o prazer de se sentir amigo de alguém, de ter companhia. Se isso não acontece espontaneamente, ou por maquinação ou inveja de outros - sim, aceitaria muitos incapazes, desde que conscientes disto - uso da falsidade, de tal refúgio mórbido, doentio, para ter alguns poucos momentos de ilusória alegria.

Se existe alguém que acha isto uma idiotice que o comprove com proposições ao alcance. Pois, sendo mero acaso, ou não, estarei sóbrio e demasiadamente lúcido quando ler ou escutar. E que não transpareça inveja nas incitações.
.......

Os escritos que coloco aqui, fazendo um diagnóstico, percebi que estão tomando cada vez mais um caráter de desabafo. O porque eu não sei ao certo ainda, mas se continuar assim acho melhor parar de postar coisas, afinal estou desabafando apenas para mim mesmo.

- Benny

Comentários

Angel disse…
Se não entendemos o porquê de tantas ilusões, o que custa fazermos parte dela, se esta nos faz tão bem?!
Se essa realidade em que vc acredita é carregada de pessimismo e chateação, pq não dizer que isso tb é uma ilusão?
- Benny. disse…
O porquê de tantas ilusões se entende. Você, como sempre, não leu com atenção o texto - essa resposta está em outros textos também. A resignação frente à ilusões é inerente à inferioridade de espírito e e ausência de sinceridade consigo mesmo(a). Portanto, é o descompromisso com a verdade.

A resposta desta tua primeira provocação é simples: Viver de ilusão é confiar muito que não vai acontecer o acaso - (Sociologia do Respeito 2).

"Se essa realidade em que vc acredita é carregada de pessimismo e chateação, pq não dizer que isso tb é uma ilusão?"

Deixa eu ver se entendi...

Você tá dizendo que se a verdade dói ela implica em ilusão?

Paciência...

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso Público e Privado da Razão

O que é Pampsiquismo?

A teoria do duplo-aspecto de Thomas Nagel