Todos os vícios são químicos


A nível de fisiologia cerebral, não há diferença entre vícios. Seja cocaína, comida ou seriados de TV: em dimensão química, de plasticidade sináptica, ambos possuem as mesmas consequências. Em todo caso se trata de aumentar o evento de sensibilização de neurônios das mesmas regiões cerebrais.

Seja como for, ainda há prejuízos sistêmicos importantes por parte da toxicidade de drogas exógenas, isso parece evidente (apesar de vícios alimentares também ter isso, por exemplo). O que eu não sei responder ainda é qual dos dois tipos de vícios possuem o pior prejuízo social/cognitivo. Algo me diz que, ao fim e ao cabo, um viciado em haxixe não pode ser pior que um viciado em novelas ou seriados. Tão como pessoas devorando ferozmente alimentos gordurosos em fast-foods, pelo menos pra mim que sou de família católica, lembra a insaciedade que um crackeiro demonstra ao acender uma pedra.

Também observo a face de completo nojo que me direcionam ao eu acender um cigarro. Isso tudo é engraçado. Eu só não sei porque se convencionou arbitrariamente que um vício é pior que outro.

No fim tudo é a mesma coisa, ontologicamente.

- Benny

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso Público e Privado da Razão

O que é Pampsiquismo?

A teoria do duplo-aspecto de Thomas Nagel